Devido ao risco de rompimento da barragem Mina de Serra Azul, moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu (MG) tiveram que deixar suas residências às pressas na última sexta-feira (8). Por meio da Comissão de Desastres, o CRMV-MG viabilizou a equipe da Brigada Animal para prestar o apoio necessário para as ações de assistência e de retirada dos animais que ficaram na região.

Segundo o boletim divulgado pela equipe, até esta quarta-feira (13), foram resgatados 57 animais: 29 bovinos; 13 felinos; 8 equinos; 6 suínos e 1 galo. O resgate dos suínos, bovinos e equinos foi concluído e todos estão no Haras Fazenda Estância Paraíso, em Itatiaiuçu. Os gatos estão numa clínica em Belo Horizonte.

Dentre os animais resgatados, 2 cavalos estão em tratamento: um com ferida crônica no membro inferior direito e o outro com escoriações na região superior do membro posterior esquerdo. Um galo foi resgatado nesta quarta-feira (13) com uma linha enrolada em seu pé, causando ferida. O animal também foi encaminhado para uma clínica na capital mineira. Dentre os suínos, um estava com miíase na boca e já foi tratado. 

Ainda segundo a Brigada Animal, o resgate dos galináceos será realizado nesta quinta-feira (14). As galinhas correspondem ao maior número de animais em Itatiaiuçu. Na sexta-feira (15) inicia-se os resgates dos cães. As ações são realizadas em consonância com a Defesa Civil.