Membros do Comitê de Bem-estar Animal de Produção da CRMV-MG se reuniram na última quinta-feira (14), na sede do Conselho, no intuito de discutir ações para a promoção do bem-estar animal nas propriedades rurais mineiras. O comitê é composto por médicos veterinários e zootecnistas, sendo vinculado à Comissão de Bem-estar animal do CRMV-MG, presidida pela dra. Ana Liz Bastos. Segundo a médica veterinária, o principal objetivo é desenvolver um material de fácil aplicação, exequível no campo, para nortear e capacitar os responsáveis técnicos.   

“Nós faremos checklists para os profissionais aplicarem nas propriedades para garantir o bem-estar destes animais. Já construímos esse projeto para frango de corte e estamos trabalhando para as áreas de galinhas poedeiras, suínos, equídeos, bovinos de leite e de corte”, declarou a também conselheira do CRMV-MG. Ainda segundo Ana Liz, após a conclusão destes checklists, o CRMV-MG fará junto ao IMA uma convocação em todas as unidades regionais do Conselho para a capacitação dos médicos veterinários, com ênfase nos responsáveis técnicos que atuam com animais de produção no estado.

O Comitê é presidido pela dra. Júnia Mafra do Instituto Mineiro de Agropecuária e pelo dr. Leonardo Lara, da Escola de Veterinária da UFMG, especialistas na área. A reunião também contou com a participação da fiscal do CRMV-MG dra. Fernanda Ciolfi e dos médicos veterinários dr. Tadeu Figueiredo e dra. Bárbara Goloubeff (EV-UFMG). Criado no intuito de promover o bem-estar a animais de produção, o comitê também conta com a participação de membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e do Ministério Público de Minas Gerais.