Com o apoio do CRMV-MG por meio do Programa de Educação Continuada, a Anclivepa Minas realizou o Curso Internacional de Neurologia Veterinária. A atividade foi realizada no último fim de semana (13 e 14 de abril), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 300 participantes de todo o país.

O evento contou com a presença do presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, e do presidente da Anclivepa Minas, dr. Abílio Domingos. “O curso foi um sucesso total, a organização foi impecável e a participação dos colegas da Medicina Veterinária superou nossas expectativas em um auditório completamente lotado. O palestrante, dr. Ronaldo Casimiro, fez muita diferença. Ele é referência mundial na Neurologia Veterinária e acumula prêmios na área. A ajuda do CRMV-MG foi imprescindível para que realizássemos este evento”, enfatizou dr. Abílio.

O curso foi ministrado pelo dr. Ronaldo Casimiro da Costa, professor e chefe do serviço de Neurologia e Neurocirurgia Veterinária da Ohio State University, nos Estados Unidos. O palestrante abordou o conteúdo do curso em dois dias. No sábado (13), os temas foram: a abordagem de pacientes com sinais neurológicos; a localização de lesões na medula espinhal, encéfalo e nervos periféricos; o trabalho neurológico em radiografias; a ausência de sinais e os outros testes neurodiagnósticos a se fazer; e o diagnóstico de problemas na coluna vertebral e medula espinhal.

Já no segundo dia, dr. Ronaldo abordou as principais doenças da coluna vertebral e da medula espinhal; as novidades sobre classificação e diagnóstico da epilepsia canina e felina; o tratamento da epilepsia e seus avanços recentes; finalizando o domingo (14) com exemplos de casos clínicos.

Prazo para solicitação de apoio

Não se esqueça! O prazo para envio de solicitações de apoio do Programa de Educação Continuada a eventos que ocorrerão no segundo semestre de 2019 vai até o dia 30 abril. Para realizar a solicitação, é necessário preencher o formulário disponível no portal do Conselho, conforme estabelece a Resolução CRMV-MG n° 355/2015. Os projetos recebidos são avaliados por Diretoria e Corpo de Conselheiros em Reunião Plenária.