A Ciência, a tecnologia e a inovação são as principais bases da evolução da pecuária. Assim, é garantido a sociedade o abastecimento de proteína animal, em quantidade e com qualidade. E o zootecnista está inserido neste contexto. Do campo a cidade. Do manejo animal ao melhoramento genético. Da universidade a indústria. Do bem-estar animal a produção sustentável. Assim a Zootecnia garante produção de alimentos com preservação do meio ambiente. O profissional possui inúmeras áreas de atuação. E o desenvolvimento tecnológico da produção animal brasileira é o seu trabalho.

Zootecnista há quase quatro décadas, o vice-presidente do CRMV-MG, dr. João Ricardo Albanez, avalia que a tecnologia foi um dos principais fatores para o crescimento da Zootecnia. “A tecnologia da informação, os instrumentos de gestão e a forma de processamento de dados foram aspectos que contribuíram substancialmente para a evolução da Zootecnia. Verificamos uma otimização dos processos para atender a demanda da população, que requer cada vez mais alimentos mais processados e mais elaborados”, avalia o também subsecretário de política e economia agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Para dr. Albanez, o Brasil possui inúmeros aspectos favoráveis para o contínuo desenvolvimento da pecuária, aliado à crescente demanda internacional por alimentos. “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura já considera que o brasil será responsável por suprir uma deficiência de produção de vários países nas próximas décadas. Temos vários fatores como área e clima, que contribuem para um aumento da produtividade”. Assim, o zootecnista ressalta a importância de o profissional atualizar-se constantemente. “É necessária uma visão muito mais ampla, enxergando a administração da propriedade de forma completa, compreendendo melhor seu produto e suas perspectivas de produção”. 

Campanha enaltece importância do profissional

Alusiva ao Dia do Zootecnista, celebrado nacionalmente no dia 13 de maio, o CRMV-MG promove uma campanha em veículos de comunicação de diferentes regiões do estado de Minas Gerais, no intuito de mostrar à sociedade a importância deste profissional. Ciente do novo panorama comunicacional contemporâneo, o CRMV-MG realiza em 2019 a campanha em portais de notícia online, enquanto nos anos anteriores, a divulgação era realizada em jornais impressos. A campanha do CRMV-MG é veiculada em portais de notícias, emissoras de rádio e revistas. As divulgações são realizadas em municípios como Varginha, Passos, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, além da capital Belo Horizonte.

Educação Continuada

Tendo em vista a importância da zootecnia no âmbito do ensino, o Conselho apoia, por meio do Programa de Educação Continuada, diferentes Semanas Acadêmicas referentes a profissão. De 13 a 17 de maio, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro realiza a semana da Zootecnia, no campus Uberaba.  O CRMV-MG também apoia a semana da Zootecnia no Instituto Federal do Sudoeste de Minas, realizada de 15 a 17 de maio. Outro evento é o 9º Encontro de Zootecnistas do Norte de Minas, realizado pela Associação Norte Mineira de Médicos Veterinários e Zootecnistas e pela Escola de Veterinária da UFMG nos dias 17 e 18 de maio, em Montes Claros.