Advinda da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é  uma técnica de terapia complementar muito utilizada nos seres humanos. Mas a prática vem se tornando comum e apresentando bons resultados também aos animais, utilizada com objetivos diversos, como analgesia, distúrbios neuromusculares e comportamentais, buscando sempre o restabelecimento do equilíbrio no organismo. Esse é o tema do Artigo Técnico “Métodos e Aplicabilidade da Acupuntura Veterinária em Pequenos Animais - Revisão de Literatura”, que será publicado na próxima edição da Revista VeZ em Minas.

 

Na publicação, as médicas-veterinárias dra. Bruna Aparecida Gonçalves, dra. Juliana Oliveira de Rezende, dra. Marianne Rezende Silva e  dra. Viviana Feliciana Xavier abordam os diversos métodos da acupuntura no uso com animais, como agulhamento, moxabustão, acupressão, eletroacupuntura, implantes de ouro em pontos específicos, além de injeções de substâncias alopáticas, homeopáticas, fitoterápicas e outras, em locais conhecidos como acupontos. O método não tem contraindições, mas é importante o conhecimento da técnica para o  uso.

 

A Revista V&Z em Minas é um periódico trimestral, enviado aos profissionais inscritos no Conselho e entidades ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia. As versões da Revista também estão disponíveis gratuitamente para download no site do CRMV-MG.