O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, apoia a ação do CRMV-SP, contra a plataforma de consultas veterinárias “Dr. Vet Online”. O Conselho de São Paulo está tomando as providências necessárias contra o oferecimento de consultas na “Dr. Vet Online”, que é sediada no estado.

Segundo o CRMV-SP, “as clínicas veterinárias conveniadas serão fiscalizadas e os responsáveis técnicos, as profissionais cadastradas como especialistas de plantão, e os detentores da plataforma, convocados a comparecer ao CRMV-SP”.

Consultas veterinárias por sistema de videoconferência ferem a legislação vigente relacionada ao exercício da profissão no país, além de colocarem em risco a saúde e o bem-estar dos animais, já que, a distância, não é possível realizar o exame clínico necessário para o diagnóstico de doenças.

Tais ações ferem especificamente o Código de Ética do Médico-Veterinário, bem como a Resolução CFMV n° 780/04, que determina a proibição de consultas online, ou através de redes sociais. O CRMV-MG reforça seu apoio ao CRMV-SP, e informa aos médicos-veterinários e zootecnistas inscritos, que tomará as devidas providências, caso identifique situações similares em Minas Gerais. As clínicas veterinárias conveniadas que forem inscritas no CRMV-MG, também serão fiscalizadas.