Através do Programa de Educação Continuada, o CRMV-MG apoiou quatro eventos na última semana, relativos à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Em quatro regiões do estado (Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Jequitinhonha, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro) foram abordados temas relativos a tratamentos terapêuticos, produção animal, inseminação artificial e nutrição animal.

Essas iniciativas com palestras, cursos e simpósios contribuem para a capacitação e para o aprendizado contínuo dos profissionais. 

Palestra “Terapia Transfucional em pets”

No dia 15 de outubro, a Anclivepa Minas realizou, na sede do CRMV-MG, em Belo Horizonte, a palestra “Terapia Transfucional em cães e gatos”. O encontro foi ministrado pela médica-veterinária dra. Lourdes Zschaber Araújo, pós-graduada em Hemoterapia e Banco de Sangue pela Faculdade de Saúde e Biomedicina Unyleyam, de Brasília (DF).

No próximo dia 23, a Anclivepa realiza o último módulo do Minicurso de Patologia Clínica com o tema Análise bioquímica, também apoiado pelo PEC do CRMV-MG.

V Simpósio de Produção Animal e XIII Semana de Zootecnia

Entre os dias 16 e 18 de outubro, o departamento de Zootecnia da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizou, na cidade de Diamantina, a quinta edição do Simpósio de Produção Animal (SIMPA) durante a XIII Semana de Zootecnia na instituição. O simpósio teve o objetivo de discutir os principais desafios para a melhoria dos índices de produtividade animal, sem agredir o meio ambiente, preconizando o uso dos recursos naturais de forma eficiente, inteligente e sem comprometer o futuro do planeta.

X Curso Teórico-Prático de Processamento de Sêmen e Inseminação Artificial em Aves

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), na região do Campo das Vertentes, realizou a décima edição do curso de Processamento de Sêmen e Inseminação Artificial em Aves. Entre os dias 17 e 19 de outubro, foram abordados conteúdos teóricos desde a coleta à inseminação de sêmen em diferentes tipos de aves. O encontro também teve amplo conteúdo prático, quando os participantes puderam, por exemplo, realizar avaliações e coleta de sêmen e receber orientações sobre a inseminação dos animais.

Curso de Imersão em Nutrição Clínica

Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou, entre os dias 18 e 20 de outubro, o Curso de Imersão em Nutrição Clínica. O evento foi dividido em dois módulos simultâneos, abordando a nutrição clínica nas áreas de pequenos animais e em equinos.