A startup mineira Volutech foi a campeã do Ideas for Milk 2019, evento realizado pela Embrapa Gado de Leite e finalizado no último final de semana com o Desafio de Startups. A equipe é composta pela zootecnista e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) dra. Polyana Rotta, pelo estudante de Medicina Veterinária Sávio Filho, entre integrantes de outras áreas.

A solução apresentada pela Volutech afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite. O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor, em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A proposta também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, possibilitando uma melhor rastreabilidade do leite.

O projeto vem sendo desenvolvido há um ano, desde que a equipe da UFV participou do Vacathon realizado pela Embrapa em 2018. Segundo Sávio, um dos idealizadores do equipamento, a solução substitui as réguas usadas por produtores para medir o volume do leite. “Estas réguas estão sujeitas a erros e a Volutech vem para agregar precisão e qualidade ao leite produzido. Ao longo desse ano, nós nos preparamos especificamente para o Desafio de Startups e fomos aprimorando nosso produto. Temos um equipamento bem formado e robusto, pronto para ganhar o mercado", comentou.

Esta foi a quarta edição do Desafio de Startups. Outras sete equipes participaram da final do desafio e a terceira colocada, Intergado, também é mineira, composta pelos médicos-veterinários dr. Marcelo Ribas, dr. Luigi Cavancanti e dr. Lucas Zerlotini.

Assessoria de comunicação do CRMV-MG com informações da Embrapa Gado de Leite