Ao longo de mais de 50 anos, o CRMV-MG vem atuando para o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no estado de Minas Gerais. O principal objetivo dessa instituição é promover ações que contribuam para um trabalho ético, responsável e de melhoria contínua. Desde que assumiu, a direção do CRMV-MG na atual gestão vem tendo como prioridade fortalecer as ações fiscalizatórias, combatendo o exercício ilegal das profissões, assim como aumentar os investimentos no Programa de Educação Continuada, aproximando-se das associações profissionais e realizando parcerias junto a instituições públicas que desempenham trabalhos correlatos às profissões no estado de Minas Gerais. Apesar de reconhecer que ainda há muito a ser feito, avanços foram alcançados e o balanço de 2019 é positivo.

“Tal como nos comprometemos ao assumir a direção do CRMV-MG, trabalhamos para ampliar os bons resultados do nosso trabalho, assegurando que os serviços prestados pelos profissionais que representamos sejam de excelência. A tecnologia e a inovação são nossas aliadas para juntos construirmos um Conselho que fortaleça nossas profissões. Ressalto ainda a importância do diálogo, de ouvirmos os anseios e as sugestões dos colegas para seguirmos realizando um trabalho conjunto em prol do crescimento das profissões que representamos”, disse o presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino Rocha.

Intensificação da Fiscalização

Um dos pilares do CRMV-MG, a equipe de Fiscalização intensificou sua atuação para a promoção do exercício legal e responsável das profissões no estado. De janeiro a novembro de 2019, o CRMV-MG fiscalizou 6419 estabelecimentos, em cerca de 536 municípios de Minas Gerais. Os trabalhos resultaram em 2822 termos de fiscalização, 935 autos de infração, 2378 relatórios de fiscalização e 284 termos de constatação.

Outra meta cumprida pela instituição foi a otimização na apuração de denúncias, na instauração e no julgamento de processos éticos, com 34 processos instaurados e 30 julgados. Nesse sentido, o Conselho tem procurado orientar os profissionais quanto a esse tipo de questão, atentando principalmente ao Código de Ética do Médico Veterinário e ao Código de Ética do Zootecnista.

Educação Continuada e comunicação

O CRMV-MG investiu também na expansão do Programa de Educação Continuada (PEC), apoiando iniciativas que promovem o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia em Minas Gerais. Ao longo do ano de 2019, a entidade colaborou para a realização de aproximadamente 100 eventos, dentre congressos, cursos, palestras, encontros, reuniões, seminários, simpósios e feiras, por todas as regiões do estado, abordando temas desde os cuidados com pequenos animais, à alimentação de animais de produção, até o trabalho com ruminantes e animais silvestres.

O Conselho também mantém publicações que contribuem para o conhecimento dos profissionais, como os boletins de pessoa física e jurídica, os cadernos técnicos, o portal do CRMV-MG e a Revista V&Z em Minas. As ações de educação continuada se estendem à valorização profissional na medida em que são promovidas campanhas de representação midiática que enaltecem a importância dos médicos veterinários e dos zootecnistas perante à sociedade.

Através dos canais de comunicação, o CRMV-MG trabalha para reduzir a distância entre os profissionais e a instituição. O Conselho encontra-se representado oficialmente em diversos canais de mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Soundcloud, Issuu e Youtube. Isso permite o compartilhamento de informações de variados formatos, tais como textos, vídeos, fotos, podcasts e materiais gráficos produzidos pelo CRMV-MG. O portal conta ainda com a Ivet, um chatbot que permite um contato rápido e ágil com a instituição, a fim de esclarecer eventuais dúvidas dos profissionais e com o Portal da Transparência, garantindo acesso à informação de maneira clara e respeitosa aos profissionais.

Inovação dos processos

A atuação do Conselho teve como objetivo a promoção de inovações que facilitem o cotidiano dos profissionais. O Agendamento Online, plataforma que possibilita agendar o atendimento presencial para o setor de Registros na sede e nas Unidades Regionais do CRMV-MG, teve um aumento significativo de solicitações neste ano. Até o final de outubro, mais de 3900 agendamentos foram previamente marcados no Conselho, com média de 390 atendimentos mensais, número 310% maior do que em 2018, quando a média era de 95. Essa medida promoveu maior agilidade e organização no processo de atendimento aos profissionais, reduzindo o tempo de espera e de atendimento na sede e nas unidades do CRMV-MG. O tempo médio em que um profissional ficou aguardando para ser atendido foi de 1m30seg neste ano.

Perspectivas

Para 2020, o objetivo do CRMV-MG é seguir cumprindo os compromissos, promovendo ações de fiscalização cada vez mais abrangentes e efetivas, um sistema de educação continuada mais amplo e diverso, além da promoção de ações que valorizem e facilitem o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia em Minas Gerais, construindo assim um Conselho mais forte e cada vez mais identificado como a casa desses profissionais no estado.