O ano de 2019 foi desafiador. Logo no início do ano, o CRMV-MG esteve envolvido com os resgates de animais, após o rompimento da barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho. Apesar da situação devastadora, a articulação prévia entre instituições, como a Polícia Militar, a Defesa Civil, o Ministério Público de Minas Gerais e médicos-veterinários voluntários, solidificada dias antes da tragédia, permitiu que estivéssemos preparados e pudéssemos prestar um atendimento de qualidade à sociedade e aos animais em risco. Mais uma vez, agradeço a esses profissionais que trabalharam incessantemente e atuaram como verdadeiros heróis das nossas profissões.

Conforme previsto, também intensificamos nossas ações de fiscalização e de combate ao exercício ilegal da Medicina Veterinária e da Zootecnia em Minas Gerais, tendo firmado uma importante parceria com a Policia Civil, resultando em uma apuração mais ampla e eficiente.

O CRMV-MG também esteve atento ao ensino das profissões, tanto no que se refere a novos cursos, quanto ao ensino à distância. O EaD é uma situação que nos preocupa quanto à Medicina Veterinária, por isso trabalhamos em conjunto a outros conselhos para coibir essa prática no estado. Ao longo de 2019, trabalhamos também para enfatizar à sociedade a importância do médico-veterinário responsável técnico como o profissional adequado para garantir a segurança alimentar da população, garantindo a saúde pública.

Mais recentemente, a comemoração dos 50 anos do CRMV-MG nos emocionou, pois tivemos a oportunidade de estar presentes na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em comemoração ao trabalho de milhares de profissionais que engrandeceram as profissões no estado por mais de cinco décadas.

Para 2020, temos como objetivo o aprimoramento ainda maior dos nossos serviços prestados. Aproveito este espaço para agradecer a todos os médicos-veterinários e zootecnistas inscritos, aos colaboradores do CRMV-MG, a Diretoria e ao Corpo de Conselheiros desta Autarquia pelo apoio e pelos resultados que juntos alcançamos ao longo do ano de 2019.