Com a maioria dos votos, a Chapa Aprimoramento e Inovação, foi eleita para a gestão do CRMV-MG no triênio de 2021 a 2024. As eleições foram realizadas no último dia 19 de março. Primeiro Conselho de Medicina Veterinária do país a implementar o voto online, o CRMV-MG disponibilizou aos inscritos a possibilidade de votar via internet pela segunda eleição seguida.

Em um cenário marcado pela pandemia da Covid-19, que requer soluções para que haja o isolamento social e prevenção da doença, a modalidade de voto online foi utilizada pela maioria dos eleitores votantes. No total, 72% dos médicos-veterinários e zootecnistas inscritos e aptos ao voto, participaram do processo eleitoral. Aqueles que não votaram, puderam realizar a justificativa de voto, conforme divulgado pelo CRMV-MG. Entre os eleitores, 53,21% votaram na Chapa 1; 25,89% votaram nulo; e 20,90% votaram em branco.

Atento ao suporte necessário aos inscritos, o CRMV-MG realizou publicações através de seu boletim, site e mídias sociais, desde dezembro de 2020, informando a respeito da candidatura de chapas, do processo eleitoral e sobre como realizar o voto na plataforma online. Prezando pela transparência e impessoalidade, uma empresa de auditoria externa foi contratada para acompanhar todo o processo das eleições.

Melhoria do processo eleitoral

Com base no relato de colegas que sugeriram a ampliação do horário para o voto, o CRMV-MG informa que, nas próximas eleições, realizará melhorias no sistema de voto, disponibilizando um maior período de tempo para que os profissionais possam participar. Além disso, também será aprimorado o sistema de votação, para melhorar o processo de geração da senha, e sobretudo, de escolha do voto, no momento da votação. “Muitos colegas, ao votar, digitaram “01” e o voto foi invalidado, pois para ser contabilizado, devia ser digitado somente “1” para escolha da chapa disponível no pleito”, ressalta o presidente dr. Bruno Divino.

Com base no serviço prestado pela empresa responsável e na experiência nestas eleições, o CRMV-MG informa que, nos próximos pleitos, buscará uma prestação de serviço com vistas à melhoria no sistema de voto, além de solicitar ao CFMV, um aumento do horário disponível para a votação. “Muitos colegas, ao votar, digitaram “01” e o voto foi invalidado, pois para ser contabilizado, devia ser digitado somente “1” para escolha da chapa disponível no pleito”, exemplificou o presidente dr. Bruno Divino.

Resultados

Em gestões anteriores do Conselho, os integrantes da chapa Aprimoramento e Inovação, foram responsáveis por importantes resultados. O CRMV-MG foi o primeiro do país a implementar o sistema de ART Eletrônica e de votação online, desburocratizando os processos. Outra marca presente foi o posicionamento contrário aos reajustes das anuidades e taxas definidas pelo CFMV.

O investimento em fiscalização, a realização de parcerias e convênios com outras instituições, o Programa de Educação Continuada, campanhas de valorização profissional, a defesa dos interesses das classes no âmbito político e o contínuo suporte aos inscritos, são outros exemplos de resultados.

Propostas

Entre as propostas da chapa eleita, destaca-se o intuito de maximizar os investimentos em fiscalização, dando continuidade no combate ao exercício ilegal da profissão. Aproximar ainda mais dos profissionais inscritos é outro objetivo. Para isso, será criado um aplicativo do CRMV-MG para smartphones.

Visando a valorização profissional e sobretudo a economia de custos com o aluguel de estantes em eventos, a gestão irá implementar o projeto “CRMV-MG itinerante”, com a aquisição de uma Van com espaço otimizado, para ser utilizada pelo Conselho em ações em instituições de ensino, eventos agropecuários, entre outras ocasiões. Investir em educação continuada e em parcerias em prol dos inscritos, é outra finalidade da chapa neste próximo triênio.