O CRMV-MG informa que tem acompanhado a situação da vacinação contra Covid-19 para médicos-veterinários no estado de Minas Gerais.

 

Esclarecemos que em resposta às solicitações enviadas via ofício para as autoridades de saúde em âmbito estadual e municipal, foi informada a priorização dos profissionais de saúde, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em consonância com ofício 57 do Ministério da Saúde (MS). De forma que as doses repassadas até o momento estão sendo direcionadas, prioritariamente, àqueles que atuam diretamente contra a Covid -19 e demais estabelecimentos de saúde. O Ofício 57  recomendou a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde:

 

  1. Equipes de vacinação que estiverem envolvidas na vacinação;
  2. Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas;
  3. Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19;
  4. Demais trabalhadores de saúde.

 

Em relação ao Ofício 57, em âmbito federal, o Conselho Federal de Medicina Veterinária já acionou o Ministério da Saúde.

 

O CRMV-MG esclarece que tem buscado continuamente chamar atenção das autoridades em âmbito estadual e municipal, quanto à necessidade da vacinação dos médicos-veterinários e está atento aos desdobramentos de suas solicitações. As ações do CRMV-MG podem ser acompanhadas neste link.

 

 

 

(atualizado em 15/04/2021)