Em audiências realizadas na quarta-feira (19), representantes de entidades ligadas à Medicina Veterinária conseguiram, num esforço coletivo, a confirmação do Ministério da Saúde de que será corrigido o Ofício MS nº 234/2021. O grupo reuniu-se com Carlos Henrique Sobral, assessor especial do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

 

O presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, participou da reunião e ao final se mostrou otimista. “Tivemos uma boa reunião onde foi possível esclarecer o grau de exposição dos médicos-veterinários e a necessidade de imunização desses profissionais, reconhecendo como grupo prioritário na área de saúde. Nossa expectativa é que o Ofício seja revisto o quanto antes e que os colegas consigam se vacinar”, comentou.

 

O ofício trata das orientações técnicas de vacinação dos trabalhadores da saúde e, com a retificação, os médicos-veterinários serão incluídos nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19, reconhecendo-os como profissionais promotores da saúde pública, conforme determina, desde 1998, a Resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

O deputado federal Fred Costa (Patriotas/MG) participou da articulação com os ministros e ao final da reunião gravou um vídeo ao lado do presidente do CRMV-MG e do presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa Minas), Abílio Domingos, reforçando a boa expectativa.

 

Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, e os presidentes da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), João Buck; da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Josélio Moura; e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS), Rodrigo Rabelo.

 

Na oportunidade, foi sugerido ao deputado a elaboração de um projeto de lei que transforme a Resolução nº 287/1998 em lei, reconhecendo as 14 profissões da saúde, entre elas a Medicina Veterinária, além de incluir os estabelecimentos de saúde animal no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

 

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG, com informações do CFMV.