Para que sejam realizados os tratamentos necessários aos animais resgatados no desastre de Brumadinho, a Vale viabilizou duas fazendas, onde são construídas as estruturas para a realização dos procedimentos. A atuação dos médicos veterinários coordenada pelo CRMV-MG consiste no resgate dos animais, e posteriormente, na triagem e nos tratamentos necessários.

Nas fazendas, atuam mais de 30 profissionais entre médicos veterinários do CRMV-MG, estudantes da Escola de Veterinária da UFMG, da Anclivepa Minas; além de auxiliares e ONGs, como a como a Federação Humanitária Internacional Fraternidade e a Arca da Fé resgate animal. Uma médica veterinária da Vale também compõe as equipes.

Responsável por coordenar as ações de resgate, médica veterinária e presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-MG, dra. Ana Liz, comenta sobre os trabalhos desempenhados pelos médicos veterinários que atuam no tratamento dos animais nas fazendas. “Possuímos médicos veterinários especialistas em diferentes áreas. Os animais chegam, tomam banho e são submetidos a triagem. Após todo o processo de tratamento, eles ficarão na fazenda até que os proprietários os retirem, e caso não haja proprietários, serão encaminhados para adoção”, comenta a médica veterinária. 

Clique aqui para assistir o vídeo produzido pelo CRMV-MG e saiba mais!