Com o apoio do CRMV-MG, através do Programa de Educação Continuada, a Sociedade de Medicina Veterinária do Vale do Aço (Açovet) realizou, nos dias 30 e 31 de agosto, a palestra “Medicina Veterinária Integrativa” e o curso sobre “Florais de Bach”, em Coronel Fabriciano. Os dois encontros foram ministrados pela médica-veterinária dra. Lys Alves, pós-graduada em diagnóstico por imagem e pós-graduanda em Medicina Tradicional Chinesa.

A palestra da última sexta-feira (30) foi realizada na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano e teve como tema a Medicina Veterinária Integrativa, abordagem que consiste no uso de tratamentos convencionais com terapias complementares, como dietas nutricionais, ozonioterapia, fisioterapia e uso de florais.

Dra. Lys também é especialista na atuação com terapias florais para animais e os Florais de Bach foram o tema do curso realizado no sábado, 31. O evento abordou o uso da linha de 38 essências, prática terapêutica alternativa recomendada pela Organização Mundial da Saúde que também pode ser realizada em animais. Os participantes foram orientados sobre o preparo, administração e efeitos positivos do uso da terapia floral, mostrados na prática pela palestrante.

O presidente da Açovet, dr. Jardel Lopes, avaliou a realização dos encontros. “Os eventos foram extremamente positivos e grande parte dos participantes foram despertados pela curiosidade dessa nova área da Medicina Veterinária. O curso com a professora Lys Alves nos mostrou como a utilização de florais na clínica de animais contribui para a valorização do atendimento no parâmetro do bem-estar animal”, disse o médico-veterinário. Todos os participantes do curso receberam ainda apostilas temáticas e certificado de participação.