A médica-veterinária e integrante da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-MG, dra. Carla Sassi, participou no último mês de setembro, da 3rd International Conference Humane Dog Population Management (3ª conferência internacional de controle populacional humanizado de cães), realizada pela International Companion Animal Management Coalition (Coalizão Internacional de Gerenciamento de Animais de Companhia), no Quênia, continente africano. A viagem fez parte da premiação recebida pela profissional em julho de 2019, quando o município de Conselheiro Lafaiete ficou em 2° lugar no prêmio internacional “Cidade Amiga dos Animais”, realizado pela organização World Animal Protection.

Durante o evento, que reuniu médicos-veterinários de mais de 20 países, dra. Carla também participou de uma campanha de vacinação contra a Raiva, ação inédita na região. No Quênia, estima-se que cerca de mil pessoas morrem por ano em decorrência da doença. "Foi uma experiência muito enriquecedora, num país que tem uma grande população abaixo da linha da pobreza, mas semelhante a algumas regiões do Brasil", enfatiza a profissional, que também integrou um mutirão de castração.

A participação de dra. Carla no evento, além de um reconhecimento pela premiação recebida, contribuiu para a troca de experiências e para o enriquecimento dos conhecimentos na área de controle populacional. “Essa oportunidade, enquanto médica veterinária, me trouxe uma visão mais ampla de vários temas, mas principalmente sobre a epidemiologia da Raiva e os riscos que nosso país corre, diminuindo cada vez mais a vacinação gratuita de cães e gatos”, ressalta.

A Coalizão Internacional de Gerenciamento de Animais de Companhia disponibiliza, em seu site, um guia prático para o manejo populacional de cães e gatos em territórios urbanos: https://bit.ly/2n9aCSK