A importância dos médicos-veterinários para a sociedade, em ocasiões de desastres que atingem a fauna, têm se tornado cada vez mais evidente no país, sobretudo após o trabalho desempenhado com o apoio do CRMV-MG, no rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). A “Medicina Veterinária de Desastres” foi tema de um dos simpósios realizados durante a Animal Health 2019, congresso internacional que reuniu mais de 7 mil participantes, de 2 a 4 de outubro, em São Paulo (SP).

Na ocasião, estiveram presentes médicos-veterinários que participaram do resgate de animais em Brumadinho, tais como dra. Ana Liz Bastos, que é presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-MG; dra. Laiza Bonela, que preside a Comissão de Medicina Veterinária Legal; além de dr. Arthur Nascimento e dra. Carla Sassi, que estiveram na linha de frente no salvamento de grandes animais atingidos pela lama proveniente do rompimento da barragem. Atualmente, estes profissionais compõem o Grupo de Resgates de Animais em Desastres, vinculado ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa do Animal.

Diretora-técnica do Fórum, dra. Vânia Plaza Nunes, expôs aos congressistas em que consiste a atuação dos médicos-veterinários na área, bem como a relevância destas ações para a sociedade, e do fortalecimento de ações de capacitação para preparar profissionais para atuar neste segmento. “Além de planejar, o veterinário precisa ser capaz de ensinar e ouvir. Há muita riqueza de detalhe no conhecimento popular para usar em benefício da sociedade. Essas são práticas da Medicina Veterinária de Desastres, que tem como premissa ter pessoas capacitadas para lidar com essas necessidades específicas de animais atingidos por catástrofes ou situações especiais”, ressaltou.

Em sua primeira edição, o Animal Health, contou ainda com mais de 100 marcas expositoras. O evento é focado em inovações, soluções e aprimoramento de novas técnicas na Medicina Veterinária voltada para pets. Também tem a finalidade de proporcionar uma visão completa dos diferentes elos da cadeia de saúde animal, incluindo segmentos como indústria, serviços, produtos e tecnologias.

Ascom CRMV-MG, com informações da Animal Health