Março é conhecido como o mês internacional de alerta com doenças renais –o chamado março amarelo. No sentido de prover a saúde animal, os cuidados com humanos também devem ser estendido aos cães e gatos.

A doença só aparece clinicamente em cães e gatos, quando cerca de 75% da função renal já está comprometida. Além disso, ela não escolhe idade, mas ocorre com mais frequência a partir dos 6 anos de vida do animal.

Os problemas renais, muitas vezes, são silenciosos, e os sintomas podem aparecer na fase avançada da doença. Falta de apetite, apatia, vômitos, emagrecimento, desidratação, aumento no volume de urina, sede excessiva e hálito forte podem ser sinais de que algo não está bem com o pet.

Na maioria dos casos, a doença renal após instalada é progressiva e degenerativa. O tratamento é complexo, não tem cura, mas o problema pode ser controlado e oferece ao portador uma vida quase normal. Por isso, a importância de procurar uma médica-veterinária ou médico-veterinário, para que seja possível o diagnóstico precoce da doença, aumentando o tempo de vida do animal.