Minas Gerais, através do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA é um dos Estados que participarão do projeto piloto proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e a Confederação Nacional da Agricultura – CNA, que propõe a completa integração do controle de trânsito de bovinos interestadual, através da Plataforma de Gestão Agropecuária – PGA.

A PGA é uma plataforma pública informatizada de integração de sistemas, com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso às informações para toda a sociedade agropecuária. Além de uniformizar e informatizar os processos de trabalho relacionados ao setor agropecuário.

A participação desse projeto para Minas Gerais e o IMA é confirmação da qualidade do nosso Sistema de Defesa Agropecuária -SIDAGRO com credibilidade, integrando as informações, interligando toda a cadeia de produção, com transparência e funcionalidade.  

Fazem parte da base de dados do IMA, que é compartilhada com a PGA, o cadastro de estabelecimentos rurais, suas explorações pecuárias e toda movimentação de animais através da Guia de Trânsito Animal – GTA.

A partir do dia 18/10/21, toda movimentação de bovinos através da emissão GTA entre os Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins terão como condição, a existência, na base de dados da PGA, do estabelecimento de destino, qualquer que seja a finalidade do trânsito.

Caso não sendo encontrado tal estabelecimento no momento da emissão da guia, o produtor na origem será informado sobre a situação e deverá orientar o destinatário que, por sua vez, precisará regularizar o cadastro junto ao escritório responsável pela propriedade.

A integração desses dados garante a completa rastreabilidade da movimentação de bovinos garantido as exigências dos mercados externos, e é um dos passos importantes para que Minas Gerais consiga em breve promover a Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa e alcançar o status de livre da doença sem vacinação.

Fonte: IMA