O CRMV-MG e a Escola de Veterinária da UFMG estão realizando um levantamento para coleta de dados relativos à Saúde Mental dos médicos e médicas-veterinárias atuantes no estado de Minas Gerais. A pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil de saúde mental do profissional médico-veterinário do estado de Minas Gerais, verificando as características existentes nas diversas áreas de atuação. Para participar o profissional precisa estar inscrito há pelo menos um ano no CRMV-MG. 

 

Com as respostas, um levantamento estatístico gerará informações que serão usadas no monitoramento da situação de saúde dos profissionais e possível antecipação de eventos futuros que venham intervir na saúde mental e na qualidade de vida dos mesmos. Além de propor medidas que contribuam para a melhoria dos aspectos identificados.

 

A iniciativa é realizada pelos pesquisadores João Paulo Amaral Haddad e Andreza Nayla de Assis. Segundo os pesquisadores, o levantamento permitirá caracterizar o perfil de saúde mental e identificar as condições de estresse a qual o profissional está exposto, auxiliando na compreensão do desenvolvimento de patologias relacionas ao estresse e que impactam na qualidade de vida do médico-veterinário. Além de colaborar para a formulação e o direcionamento de políticas públicas que pretendam aumentar a qualidade de vida desses profissionais e promover a saúde dos mesmos.

  

A participação dos profissionais mineiros é voluntária, entretanto de fundamental importância tendo em vista a relevância das medidas relacionadas à saúde mental. Além disso, quanto maior o número de respostas, mais próximo do cenário atual da profissão. A informações prestadas serão utilizadas exclusivamente para fins de produção científica, sendo mantidos o sigilo e o anonimato do participante.  

 

O questionário estará aberto para respostas até o dia 24 de fevereiro de 2023.

 

Clique aqui e participe da pesquisa.