Sistema CFMV/CRMVs pede suspensão para novos cursos
Ação Civil Pública (ACP) estabelece medida que visa suspensão de novos cursos por, no mínimo, 5 anos

Em entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Cultura, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, falou sobre a Ação Civil Pública (ACP) que o conselho federal ajuizou em defesa da qualidade do ensino da Medicina Veterinária no país. A medida visa à suspensão de abertura de novos cursos por, no mínimo, 5 anos.
Uma das justificativas é o crescimento caótico dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e o aumento indiscriminado das vagas oferecidas. Atualmente, são 536 escolas com autorização de funcionamento, 22 no modelo Ensino a Distância (EaD). No mundo, há 320 cursos superiores na área.
Entre 2018 e 2021, o Ministério da Educação (MEC) aprovou 40 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação de Medicina Veterinária. Porém, segundo estudo realizado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), nenhum desses possíveis novos cursos, pertencentes a instituições privadas, possui condições mínimas de funcionamento.
Para saber mais sobre a ação do CFMV em defesa do ensino da Medicina Veterinária, dê o play no vídeo clicando aqui.