Influenza Aviária
CRMV-MG e IMA promovem Capacitação Técnica em Belo Horizonte

O CRMV-MG realizou, na última terça-feira (21), a Capacitação Técnica sobre a Influenza Aviária, juntamente com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O evento aconteceu em formato híbrido, sendo presencial na sede do Conselho, em Belo Horizonte, e com transmissão ao vivo pelo Canal do CRMV-MG no Youtube. Voltado para responsáveis técnicos da área de avicultura, além de demais médicos-veterinários, zootecnistas e outros interessados, contando com um público de 74 participantes.
O evento teve como tema a Situação da Influenza Aviária no Brasil e no mundo, aspectos epidemiológicos e patológicos, abordada pelo professor dr. Oliveiro Neto, responsável pelo Laboratório de Doenças das Aves, da Escola de Veterinária da UFMG. Além disso, também foi apresentada a Atuação do IMA em Minas Gerais, com palestra da dra. Izabella Hergot, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola no estado.
O presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, falou do monitoramento que vem sendo realizado pelos órgãos públicos e da preocupação com as consequências da doença. ‘’O que estamos fazendo, juntamente com o IMA, é capacitar os profissionais para estarmos preparados para esta situação. Também temos atuado juntamente com outras instituições mineiras, contribuindo na produção de material técnico e divulgação para nosso nosso público’’, comentou.
Dr. Bruno Divino, Presidente do CRMV-MG, durante o seu discurso na realização do evento. (Foto: ASCOM)
Estão previstas outras edições da Capacitação em regiões estratégicas do estado nos meses de abril e maio.
Sobre a doença
Durante muitos anos, a Influenza Aviária se manteve localizada nos continentes da Ásia e da Europa. Em 2016, os casos da doença começaram a ser notificados na América do Norte. No entanto, mais recentemente, desde o final do ano de 2022, o vírus alcançou novos territórios e diversos países da América Latina vêm notificando casos da doença. Apesar de ser uma doença nunca detectada no território brasileiro, o sistema de vigilância do país está em alerta, por se tratar de uma doença viral, aguda, zoonótica e de grande impacto na avicultura e consequentemente na economia.
Assessoria de Comunicação do CRMV-MG
24 de março de 2023