O CRMV-MG tem alertado profissionais, proprietários de clínicas e toda a sociedade sobre uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada em clínicas veterinárias. Segundo informações que chegaram ao CRMV-MG, bandidos entram em contato com as clínicas por telefone no período da noite, fazem ameaças e solicitam transferências de valores via PIX.

 

Pela dinâmica do golpe, acredita-se tratar-se de engenharia social, já que os estabelecimentos não são escolhidos aleatoriamente, há indícios de que ocorra um levantamento prévio de informações básicas sobre as clínicas.

 

O CRMV-MG procurou autoridades policiais buscando orientar da melhor forma profissionais, proprietários de clínicas e toda a sociedade quanto às medidas de segurança. Confira:

 

- Desligue imediatamente o celular.

- Ligue para a pessoa sequestrada, se for o caso.

- Ligue 190 de forma imediata.

- Defina limites de Pix no seu banco.

- Pix podem ser cancelados até 48 horas após o envio.

- Em caso de estabelecimento comercial suspenda os atendimentos presencias até a chegada da polícia ou por um prazo de 2 horas. No mais das vezes trata-se de trotes.

- Não sendo possível adotar as medidas anteriores, nunca arrisque sua vida. Lembre-se: um Pix pode ser cancelado.


Confira matéria veiculada nesta segunda-feira (04) sobre o assunto, incluindo uma entrevista com o superintendente do CRMV-MG, Joaquim Amâncio. Clique aqui