A partir do dia 02 de janeiro de 2023, todo o processo para inscrição no Sistema CFMV/CRMVs será realizado de forma on-line. Em Minas Gerais, o processo será realizado através do portal do CRMV-MG. O objetivo é aprimorar o processo de inscrição profissional e adequação para emissão do documento digital.

No caso do CRMV-MG a implementação do processo eletrônico vem ocorrendo gradativamente e se intensificou com a pandemia, em 2020. A diferença é que até o momento, o profissional precisava se deslocar para uma Unidade do CRMV-MG para autenticação dos documentos, o que será feito de forma virtual a partir de janeiro. Com a utilização do GOV.BR os documentos serão assinados digitalmente e validados no Sistema de Protocolo eletrônico do CRMV-MG de forma segura e com atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É importante ressaltar que para iniciar o processo de inscrição, o profissional deverá estar com a documentação necessária em mãos. 


O CRMV-MG preparou um hotsite com todas as informações para a realização inscrição online e acesso ao sistema. 


Para realizar sua inscrição, clique aqui e faça login com gov.br.


Carteira digital


Emitido pelo CFMV, o documento de identificação profissional terá novo formato físico, mais moderno, compacto, em material durável, além de uma versão digital acessível pelo aplicativo do CFMV. As cédulas terão QR-Code para confirmar a autenticidade. As características da cédula profissional continuam valendo: fé pública, validade nacional como documento de identificação e obrigatória para o exercício legal das profissões.

 

Recadastramento


Para os profissionais já inscritos no CRMV-MG e que desejarem obter a versão digital da carteira, o CRMV-MG divulgará no mês de fevereiro de 2023 o cronograma de Recadastramento no estado de Minas Gerais.

 

O recadastramento é gratuito e poderá ser realizado nos próximos 24 meses. A carteira atual não perderá sua validade.