Em comemoração ao Outubro Rosa, universidades mineiras receberão, no dia 18 de outubro, das 9h às 14h, uma programação especial do “Outubro Rosa Pet”, voltada à conscientização sobre os riscos, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama em cadelas e gatas. A ação é promovida pelo Laboratório de Patologia Comparada (LPC) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG) e faz parte de uma mobilização anual. Durante as atividades, os animais são examinados e os tutores recebem orientações sobre como realizar a palpação das mamas de seus pets para auxiliar na identificação precoce da neoplasia mamária. Esta será a 11ª edição do evento e, além das instituições de Minas Gerais, contará também com a participação de universidades do Ceará e de Santa Catarina.
Para o professor do Departamento de Patologia Geral do ICB-UFMG e coordeno o LPC, o médico-veterinário e idealizador do projeto, Dr. Geovanni Cassali, essa iniciativa é resultado de mais de uma década de trabalho voltado à prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas, alinhando a saúde animal à abordagem da saúde única e envolvendo tutores, instituições de ensino e profissionais da Medicina Veterinária na conscientização sobre a detecção precoce da doença.
“Começamos a campanha em 2014 inspirados no Outubro Rosa humano, com o objetivo de conscientizar os tutores sobre a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas, mesmo enfrentando inicialmente dúvidas sobre sua importância. Hoje, com a participação de diversas universidades e tutores, conseguimos orientar os donos a realizarem a palpação regular das mamas, identificar alterações precocemente e procurar avaliação veterinária adequada. Os tumores de mama são muito frequentes, sendo 80% malignos no momento do diagnóstico e com alta chance de metástase, principalmente nas gatas. Por isso, a prevenção começa cedo, desde o primeiro exame clínico e vacinação, e é essencial que o tutor esteja atento a qualquer alteração na coloração, consistência ou presença de nódulos. No dia 18, durante a campanha, realizaremos exames clínicos, orientaremos os tutores e reforçaremos a importância de buscar um veterinário de confiança para qualquer intervenção necessária. Esperamos que todos participem, dando força para que essa iniciativa cresça cada vez mais, não apenas em Belo Horizonte, mas em todo o Brasil e em outros países da América Latina”, destacou o professor Geovanni Cassali.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), entendendo a importância desta iniciativa, manifesta seu apoio e ressalta o valor de ações como o Outubro Rosa Pet, que promovem a conscientização sobre a saúde preventiva voltadas ao bem-estar animal. Para o Conselho de Minas, campanhas como essa reforçam o papel dos médicos-veterinários na orientação aos tutores e contribuem para a detecção precoce de doenças, ampliando as chances de tratamento e garantindo mais qualidade de vida aos animais.
Segundo a Vice-presidente do CRMV-MG e médica-veterinária especializada em atendimento voltados a felinos, Dra. Myrian Kátia Iser, o Outubro Rosa Pet reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em gatas e cadelas, estimulando tutores a adotarem práticas simples de cuidado em casa e a procurarem orientação profissional ao menor sinal de alteração. “Este é um toque de amor é fundamental. Ao ensinar os tutores a realizarem a palpação regular das mamas, conseguimos detectar precocemente qualquer alteração e aumentar significativamente as chances de tratamento eficaz, garantindo mais saúde e qualidade de vida aos nossos animais”, afirmou a Vice-presidente do Conselho de Minas.
Locais onde as ações serão efetuadas
Confira abaixo as instituições de ensino onde ocorrerá a iniciativa do Outubro Rosa Pet:
Belo Horizonte e Região Metropolitana:
- Escola de veterinária da UFMG – Av. Presidente Carlos Luz, 5162 – Pampulha – Belo Horizonte. Uniarnaldo Hospital Veterinário – R. Professor Otílio Macedo, n 12. Olhos ’Água – Belo Horizonte.
- PUC Minas (Betim e Lourdes) Praça do Encontro – Av. Juiz Marco Túlio Isaac – Parque das Industrias, Betim.
- Una Liberdade – Praça da Assembleia, Avenida Olegário Maciel, s/n, Santo Agostinho – Belo Horizonte.
- Unibh – Complexo Médico Veterinário: Rua Libero Leone, 259- Buritis – Belo Horizonte.
- Una – Campus Liberdade – R. da Bahia, 1764 – Lourdes – Belo Horizonte.
- Una – Contagem – Av. Maria da Glória Rocha, 175 – Lote 01 Letra B – Bitacula – Contagem.
- Una – Linha Verde – Av. Cristiano Machado, 11157 – Vila Suzana – Belo Horizonte.
- Una (campus Barreiro) Av. Afonso Vaz de Melo 465, Barreiro – Belo Horizonte.
- Newton Paiva Wyden Rua Marechal Foch, 15, Grajaú – Belo Horizonte.
Conselheiro Lafaiete:
- UNIPAC Lafaiete – Praça do Cristo em Conselheiro Lafaiete. Data: 25/10
Ceará:
- UECE – Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC): BR-020 – Bezerra de Sousa, Tauá. Data: 08/10
Santa Catarina:
- Lessie Análises Veterinárias e Nexio Patologia Veterinária – A ser definido
Para ficar por dentro de mais informações como esta, acesse o portal do CRMV-MG e siga as redes sociais: @crmvmg.
Assessoria de Comunicação do CRMV-MG