Febre Aftosa

CRMV-MG marca presença no Exercício Simulado de Atendimento a Foco de Febre Aftosa, em Montes Claros

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) esteve presente no Exercício Simulado de Atendimento a Foco de Febre Aftosa, realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceira com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), entre os dias 23 de setembro e 03 de outubro, em Montes Claros. A ação teve como objetivo reforçar a preparação do estado e manter o status sanitário de “livre da doença sem vacinação”, reconhecido pelo Mapa em 2024 e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2025.

Durante o Exercício, o CRMV-MG participou promovendo apoio por meio do envio de profissionais da Medicina Veterinária, que realizaram o treinamento. Para a Dra. Sara Andrade, uma das profissionais indicadas para acompanhar as ações efetuadas, essa iniciativa demonstra a amplitude da atuação do médico-veterinário e a importância da vivência prática em situações de emergência sanitária.

“É uma experiência que eu nunca imaginei viver, é muito diferente da realidade, do que a gente estuda para realmente estar na prática. A gente conseguiu adquirir um conhecimento muito amplo de várias áreas, desde a biossegurança até a comunicação com o próprio proprietário das fazendas, sobre como combater. Tivemos também oficinas de abate, construção de valas, desde o início do foco da doença até como resolver e minimizar o problema, para que não tome uma escala muito grande e não prejudique tanto o nosso estado, assim como o país”, pontuou a Dra. Sara Andrade.

Na oportunidade, o presidente do CRMV-MG, Dr. Affonso Lopes de Aguiar Júnior, esteve presente e acompanhou a realização do Exercício e afirmou, “Estar presente neste Simulado de Febre Aftosa reforça a importância do médico-veterinário, tanto na proteção sanitária quanto na garantia da qualidade da carne produzida em Minas, que chega ao mundo com segurança e excelência. A ação também evidencia a parceria entre o CRMV-MG, o IMA e o Ministério da Agricultura”.

“Participar desse exercício é muito importante para o CRMV-MG, porque reforça nosso compromisso com a prevenção da febre aftosa e com a proteção do rebanho mineiro. Mais do que um treinamento técnico, essa ação representa a união de diferentes instituições em torno de um objetivo comum, garantir que Minas continue preparada para responder rapidamente diante de qualquer situação de risco, além de assegurar a manutenção do status de livre da febre aftosa sem vacinação. Também é uma oportunidade de mostrar à sociedade o quanto o trabalho dos médicos-veterinários é essencial para a manutenção da saúde animal, da saúde pública e da confiança no sistema de defesa agropecuária do nosso estado”, destacou a Vice-presidente do CRMV-MG, Dra. Myrian Kátia Iser, que também esteve presente no Simulado.

No decorrer do Simulado, a Unidade Móvel do Conselho de Minas também esteve presente, onde atuou na distribuição de material informativo, orientação a população quanto a importância da realização do treinamento e sobre o papel fundamental do médico-veterinário no combate a doenças como a febre aftosa, assim como no acompanhamento das diversas etapas de atendimento efetuadas.

Também presente durante o treinamento, a Conselheira do CRMV-MG, Dra. Silene Barreto, acompanhou as etapas realizadas e disse, “Embora o Brasil seja atualmente livre da doença, o monitoramento e o preparo para uma eventual ocorrência são essenciais. Neste exercício, todas as forças estão unidas para garantir que, se houver um foco, todos estejam treinados para agir rapidamente. O trabalho das oficinas e o treinamento seguem durante toda a semana em Montes Claros, sendo um momento fundamental para a pecuária nacional e para a segurança alimentar do Brasil”.

Ao participar do Exercício Simulado promovido pelo IMA e MAPA, o CRMV-MG reafirma seu compromisso com a defesa sanitária, a saúde pública e a valorização dos profissionais da Medicina Veterinária. O Conselho de Minas segue à disposição para colaborar em futuras iniciativas.

Para ficar por dentro de mais informações como esta, acesse o portal do CRMV-MG e siga as redes sociais: @crmvmg.

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG    

Compartilhe nas redes sociais:

Destaques

Ultimas Notícias