Ouvidoria

Denúncia

Comunique um ato ilícito praticado por agentes públicos

Elogio

Expresse sua satisfação com um atendimento público

Reclamação

Manifeste sua insatisfação com um serviço público

Solicitação

Peça um atendimento ou serviço público específico

Sugestão

Contribua com uma proposta de melhoria nos serviços públicos

A Ouvidoria do CRMV-MG foi criada pela Resolução CRMV-MG nº 342, de 1º de fevereiro de 2011, e o Ouvidor nomeado pela Portaria nº 06, de 19 de março de 2013, com a atribuição de contribuir para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas na Instituição.

Esse é um órgão de natureza mediadora, sem caráter Administrativo, Deliberativo, Executivo ou Judiciário, e um canal de interlocução, com o papel institucional de zelar pelo direito à manifestação e à informação do cidadão.

Como fazer uma denúncia

Denúncias relativas a condutas de profissionais devem atender o dispõe a Resolução do CFMV nº 1.330/2020, que aprova o Código de Processo Ético-Profissional (PEP) no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, que em seu artigo 19, prevê que:

Art. 27. As denúncias ou representações devem conter a descrição dos fatos, o nome, assinatura, endereço completo, inscrição no CNPJ ou CPF do denunciante ou representante e estar acompanhadas de provas suficientes à demonstração do alegado ou indicar os elementos de comprovação.

As denúncias relativas à conduta profissional podem ser apresentadas por dois canais:

Na Ouvidoria do CRMV-MG, a partir da escolha do assunto: Denúncia em Processo Ético Profissional, para  utilizar deste Canal o usuário deve fazer o login com o acesso único do governo Federal (gov.br), pela central de serviços do CRMV-MG

 As denúncias também podem ser encaminhadas por meio de correspondência à:

  • Rua Platina, 189 – Prado; Belo Horizonte, MG; CEP: 31411-131 (com Aviso de Recebimento (AR))

Ou protocolizadas pessoalmente em uma das Unidades Regionais do CRMV-MG, com o formulário para efetivação de Denúncia Processo Ético-Profissional:


Como se cadastrar na Plataforma de Protocolo Eletrônico

Para que o Ouvidor possa intervir, é necessário registrar sua solicitação no sistema do CRMV-MG. Confira um passo a passo:

  1. Acessar a Central de Atendimento
  2. Clicar em Cadastro no canto superior direito
  3. Inserir seu endereço de e-mail e clicar em Prosseguir
  4. Preencher as informações solicitadas (os campos marcados com * são obrigatórios)
  5. Inserir sua senha de acesso e confirmá-la
  6. Digite o código identificado na imagem, depois clique em prosseguir.

Após realizar esses procedimentos você estará cadastrado na Plataforma de Protocolo Eletrônico do CRMV-MG.

Para outros assuntos, o serviço de Ouvidoria pode ser acessado pelos canais de atendimento:

E-Ouvidoria

Plataforma onde é possível solicitar informações e pedidos de forma eletrônica, permitindo o acompanhamento eletrônico da manifestação.

Presencialmente

O serviço funciona na Sede Central do CRMV-MG, em Belo Horizonte, na Rua Platina, nº  189 – Bairro Prado, CEP 30411-131, de segunda a sexta-feira, de 09h às 16h, preenchendo o formulário de solicitação de informações.

Online

Por e-mail, para o endereço ouvidoria@crmvmg.gov.br.