A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte publicará nesta quinta-feira (7), um novo decreto que determinará medidas preventivas para coibir o avanço do novo Coronavírus na cidade, como o fechamento do comércio não essencial. O decreto passa a valer a partir da próxima segunda-feira (11).

O CRMV-MG ressalta que, por se tratar de serviços essenciais, a previsão é de que Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários, estejam aptos a funcionar, mediante as medidas de prevenção e de controle de público / clientes.

Os petshops ou casas agropecuárias, que comercializem medicamentos e/ou produtos de alimentação animal, como rações, também estarão aptos a funcionar, por se tratar de um serviço essencial, atendendo às restrições de funcionamento que serão estabelecidas no Decreto municipal.

Em relação aos serviços de banho e tosa, a tendência é de que os estabelecimentos estejam proibidos de abrir. No entanto, o CRMV-MG ressalta que, os serviços e banho terapêuticos, com presença de médico-veterinário como responsável técnico, estão aptos a funcionar, mediante as medidas preventivas ao coronavírus.

Ainda assim, apesar da permissão para funcionar, é de fundamental importância que estabelecimentos adotem as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde para prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao Covid-19.

O Conselho ressalta que o decreto será válido para Belo Horizonte, e que cada empresário, deve consultar a prefeitura de seu respectivo município de atuação, a fim de verificar quais são as normas de prevenção à covid-19 em seu território,