O segundo Treinamento de Fiscalização – Módulo II, do Sistema CFMV/CRMVs, contou com a participação de 113 representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, no mês de maio.  O evento que ocorreu em formato online, abordou procedimentos de fiscalização; a importância da fundamentação dos autos de infração e como lavrá-lo; checklist para fiscalizar; e como agir diante de denúncias, flagrantes e diligências.

 

A chefe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), dra. Rafaela Luns, coordenou uma palestra sobre fiscalização com a participação do dr. Saulo do Prado Rodrigues, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). “Essa palestra em conjunto com o delegado Saulo, foi uma oportunidade de mostrar a relevância da parceria do Conselho com a Polícia Civil em ações de fiscalizações. Dando suporte em flagrantes e ajudando a coibir o exercício ilegal da Medicina Veterinária”, disse Rafaela.

 

Ao falar sobre as questões jurídicas na fiscalização, o delegado Saulo do Prado Rodrigues, da Polícia Civil de Minas Gerais, disse que é fundamental uma ação conjunta dos envolvidos. “Os órgãos responsáveis por todas as etapas de fiscalização, investigação, processo e julgamento de condutas delitivas devem criar mecanismos de diálogo e atuação conjunta, ordenada, tanto para traçar um padrão de conduta viável quanto para aumentar a efetividade da atividade de cada órgão”, orientou.

 

Na visão do coordenador do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR), Igor Andrade, o segundo módulo do Treinamento de Fiscalização, serviu para harmonizar o Sistema CFMV/CRMVs no Manual de Vigilância, assim avançando cada vez mais na atividade fiscalizatória.

 

 O Conselho de Minas, considera a capacitação dos fiscais primordial que reflete em ações mais eficientes e uma melhor prestação de serviços à sociedade.

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG com informações do Sistema CFMV/CRMVs