Em continuidade às ações de fiscalização, a equipe do CRMV-MG atuou na apuração de denúncia de possível exercício ilegal na região Central de Minas Gerais, praticado por uma estudante de Medicina Veterinária, a qual vinha apresentando serviços veterinários nas redes sociais.

 

A denúncia chegou ao conhecimento do CRMV-MG através da Ouvidoria e a denúncia relatava “a realização de tartarectomia em locais inadequados, sem anestesia e anúncio de valores em redes sociais”. Assim, a equipe de fiscalização esteve no local e constatou o funcionamento de estabelecimento veterinário. Entretanto não foi possível a lavratura do Auto de Infração, pois o cidadão que recebeu a equipe se recusou a apresentar documentos e impediu a entrada dos fiscais.

 

Diante das circunstâncias, o CRMV-MG acionou a Polícia Civil e apresentou denúncia que envolve a possibilidade de diversas irregularidades, tais como o exercício ilegal da Medicina Veterinária, crimes maus tratos aos animais, falsidade ideológica e aquisição irregular de medicamentos de uso veterinário e/ou humano. Além do funcionamento sem CNPJ e sem alvará de funcionamento e sanitário. O CRMV-MG encaminhou denúncia também à Prefeitura do município em questão.

 

A ação coordenada do CRMV-MG com outros órgãos tem sido fundamental para coibir o exercício ilegal da Medicina Veterinária nas diversas regiões de Minas Gerais e será continuada tendo em vista sua relevância para a sociedade, o bem-estar dos animais e a valorização dos profissionais.