O CRMV-MG recebeu selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O PNPC tem o objetivo de reduzir níveis de fraude e corrupção nas organizações públicas brasileiras e é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, e apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

A autarquia realizou um processo de autoavaliação de acordo com os parâmetros do programa para identificar pontos vulneráveis dentro da instituição. Após o diagnóstico é estabelecido um plano de ação para adequação e melhoria das estratégias de gestão e prevenção à corrupção.

 

Para Joaquim Amancio, superintendente do CRMV-MG, a participação do CRMV-MG no PNPC é relevante. “O sistema visa evitar a ocorrência de fraude e corrupção e, usualmente, é mais barato e eficaz que medidas corretivas. Embora o CRMV-MG não tenha em sua história qualquer ocorrência destas situações, na atualidade, medidas que promovam uma gestão mais eficiente e que inibam qualquer possibilidade de fraude ou corrupção deve ser sempre buscadas pelos gestores”, comenta.

 

Segundo Amancio, a agenda de atividades da Rede é plural e versátil. “Existem, por exemplo, os grupos de trabalho, que tratam de assuntos específicos, tais como obras, controle social, transparência, controle interno, inteligência e combate à corrupção, etc. A quantidade e as particularidades das demandas exigem uma troca constante de informação entre os participantes. Por isso, esse ambiente da Rede na internet oferece aos integrantes um fórum de discussões, além de espaço para a disseminação de boas práticas e divulgação de cursos e treinamentos”, explica.

 

A intenção é que esse espaço possa promover a troca de experiências e potencializar a sinergia entre as diversas organizações que o utilizam. “Possibilitar um constante aperfeiçoamento, sobretudo nas áreas de maior relevância para a Rede, tais como o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de pessoal, completa o superintendente-executivo.

 

A expectativa é que todo o processo contribua para uma gestão cada vez mais eficiente e voltada aos interesses da sociedade médico veterinária e zootécnica, objetivo principal do CRMV-MG.