O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, esteve presente nesta segunda (18), no manifesto ‘Minas grita pelo leite’, realizado no Expomoninas, em Belo Horizonte. O movimento foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), e tem como objetivo reforçar a cobrança do setor agropecuário contra as importações de leite em pó do Mercosul que estão dificultando o mercado interno, participaram do ato cerca de 7 mil produtores, de todas as regiões do estado.

Com a dificuldade no mercado, vários produtores se veem obrigados a deixar a atividade em função da competição desleal, e afetando inclusive profissionais médicos-veterinários que atuam na área da pecuária leiteira. Principalmente no estado de Minas Gerais, sendo o maior produtor de leite do Brasil.

O CRMV-MG destaca a importância deste setor para o país, e defende uma maior valorização e destaque para a produção brasileira, apoiando uma política que assegure a produção e o valor para os produtores rurais e consumidores de leite e derivados.



Participaram do ato cerca de 7 mil produtores rurais, de todas as regiões do estado e do país. (Foto/Ascom CRMV-MG)

 

Faemg e Governo de Minas assinam manifesto

Durante a realização do evento, a Faemg e Governo de Minas assinaram um manifesto (leia o manifesto) que será enviado para o Governo Federal, o documento reivindica, entre outras iniciativas, a suspensão das importações subsidiadas da Argentina e do Uruguai ou adoção medidas compensatórias ou salvaguardas imediatas; o Plano Nacional de Renegociação de Dívidas de todos os produtores de leite, a inserção permanente do leite nos Programas Sociais do Governo Federal e a ampliação da fiscalização no âmbito do Decreto 11.732/2023, que visa estimular a venda de leite in natura por meio de benefícios governamentais.

 

Medicina Veterinária e Zootecnia na pecuária leiteira

O médico-veterinário está presente na pecuária leiteira orientando o produtor rural na ordenha, conservação e transporte do leite e a Zootecnia no manejo e bem-estar do animal. O resultado desse trabalho é um leite de qualidade e livre de doenças. E grande parte dos profissionais inscritos no CRMV-MG, atuam na área, sendo um importante setor de geração de emprego e renda.