O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) realiza uma nova pesquisa direcionada à saúde mental e ao bem-estar dos médicos-veterinários que exercem atividades no estado. Para se inscrever, os profissionais regularmente registrados no CRMV-MG devem preencher o formulário on-line até o dia 26 de março de 2024. 


O principal objetivo desta pesquisa é avaliar a condição atual da saúde mental entre dos médicos-veterinários de Minas Gerais, fornecendo dados que ajudarão a desenvolver políticas e práticas de suporte mais eficazes. A iniciativa reforça o compromisso do CRMV-MG com o bem-estar dos profissionais e a importância de abordar questões de saúde mental. 

O estudo não só oferece uma oportunidade para os profissionais contribuírem para uma compreensão mais profunda dos desafios de saúde mental que enfrentam, mas também para que tenham acesso aos resultados, que serão divulgados na sequência. 

A pesquisa recebeu aprovação pelo Comitê de Ética da FUMEC, sob o parecer 77327124.8.0000.5155 e é conduzida pela psicóloga Bianca Gresele (CRP-08/23898). Garantindo total anonimato, o estudo mantém a confidencialidade dos participantes, assegurando que ninguém será identificado individualmente nos resultados publicados. 


Sobre o Programa de Saúde Mental do CRMV-MG

A iniciativa da pesquisa não é uma ação isolada. O CRMV-MG, atento às demandas que acometem os profissionais da Medicina Veterinária, lançou, em janeiro de 2024, o Programa de Saúde Mental voltado aos profissionais. A iniciativa que visa acolher médicas e médicos-veterinários conta com múltiplas ações que auxiliam os profissionais. Dentre elas, grupo de acolhimento, cursos de saúde mental e simpósio para professores sobre o assunto.

O CRMV-MG reitera seu compromisso com o bem-estar dos profissionais de Minas Gerais, incentivando a participação neste estudo como uma etapa fundamental para avançar no suporte e desenvolvimento de políticas de saúde mental eficazes.