Hoje, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, um lembrete da importância de cuidar e preservar o nosso planeta. Neste cenário o CRMV-MG reforça o papel da Medicina Veterinária e da Zootecnia para o meio ambiente.

A Medicina Veterinária não se limita apenas aos cuidados com os animais de estimação; ela desempenha um papel crucial na conservação da vida selvagem e na proteção das espécies ameaçadas. Além disso possuem papel crucial para a vida dos seres humanos combatendo zoonoses e desenvolvendo vacinas que reduzem doenças e imunizam as espécies.

Da mesma forma, a zootecnia, ciência que estuda a criação e o manejo de animais, tem um impacto significativo no meio ambiente. Ao desenvolver práticas de criação sustentáveis e eficientes, os zootecnistas ajudam a reduzir o desperdício de recursos naturais, a mitigar a poluição e a promover o bem-estar animal. Eles desempenham um papel fundamental na produção de alimentos de forma responsável, garantindo que as necessidades das populações humanas sejam atendidas sem comprometer o equilíbrio ecológico.

Ações do CRMV-MG alinhadas à sustentabilidade  

Por meio de diversas iniciativas, o CRMV-MG tem realizado ativamente ações para proteção do meio ambiente, redução de resíduos e uso sustentável de recursos. Conheça algumas delas:

  • Uso de energia renovável através de uma usina fotovoltaica;
  • Destinação correta e reaproveitamento dos recursos através da coleta seletiva;
  • Redução dos gastos de recursos hídricos através do reuso da agua do ar condicionado;
  • Redução das emissões de Carbono com o uso de etanol nos carros do CRMV-MG.
  • Redução da produção de resíduos através da digitalização de processos e uso de sistemas eletrônicos 

Essas ações demonstram o compromisso do CRMV-MG com a responsabilidade socioambiental, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Assessoria de Comunicação do CRMV-MG