A Agência de Inovação Polo do Leite está preparando o edital do Ciclo 3 do SIL quando novas startups serão selecionadas para a pré-aceleração e algumas delas seguirão para a fase de incubação. 

A Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite, sediada em Juiz de Fora, atua para a inovação do setor lácteo com apoio do Governo de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapmig).  O Sistema InovaLácteos (SIL) pré-acelerou 52 startups e incubou 13 delas pelo período de 10 meses. O processo de incubação é totalmente gratuito. Durante 10 meses as startups selecionadas para incubação recebem aporte financeiro de R$25.000,00 para avanços em seus projetos.

O objetivo do InovaLácteos é transformar ideias em negócios e levar inovação ao setor lácteo. A Agência de Inovação articula 4 Núcleos de Inovação que compõem o sistema do InovaLácteos. Eles estão em quatro cidades do Estado de Minas Gerais: Juiz de Fora/Critt - UFJF, Viçosa/tecnoPARQ - UFV, Lavras/Inbatec – UFLA e Uberaba/Parque Tecnológico de Uberaba/FAZU, com subsídio do Governo de Minas e Fapemig.

Os editais baseiam-se em demandas apontadas pelo setor lácteo em um amplo estudo realizado pelo grupo coordenador. As startups que se inscrevem buscam entregar soluções para essas demandas.

As startups que já foram incubadas pelo SIL já estão sendo notadas por fundos de investimento, unidades Embrapii e grandes laticínios.

Para Vinícius Meyer, representante da startup MilkScan, incubada no ciclo 1: "O InovaLácteos foi o acelerador que despertou na MilkScan, a coragem e a preparação necessárias para tirarmos nossa ideia do papel e iniciarmos uma jornada rumo ao nosso sonho”.

A Agência de Inovação Polo do Leite está preparando o edital do Ciclo 3 do SIL quando novas startups serão selecionadas para a pré-aceleração e algumas delas seguirão para a fase de incubação.

Neste momento é importante que sejam preparados os projetos, seja dentro das instituições de ensino ou da iniciativa privada, para que em breve possam se inscrever no processo.

O edital será lançado em abril/2024 e as informações poderão ser acompanhadas pelo site www.polodoleite.com.br ou pelo Instagram @polodoleite.

Se você tem interesse em conhecer melhor sobre a oportunidade do InovaLácteos basta enviar e-mail para agencia@polodoleite.com.br e a equipe agendará reunião exclusiva de apresentação e esclarecimento de dúvidas.


Fonte: mg.gov.br

Foto: Arquivo/Seapa