O primeiro encontro da Câmara Nacional de Presidentes (CNP) foi realizado entre os dias 3 e 5 de abril, no auditório do Hotel Bahiamar, em Salvador, Bahia.

O novo formato da CNP, Câmara Nacional de Presidentes, traz apresentações e discussões de temas em nível nacional, com o objetivo de dar mais dinamismo e eficiência aos debates, ampliar os fluxos de trabalho e atender às demandas do Sistema de maneira mais ágil e integrada. Nesse contexto, destaca-se que a atuação do Sistema CFMV/CRMVs trabalha para fortalecer a atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas em prol da proteção da sociedade.

A presidente do CFMV Ana Elisa Almeida, explica que esse novo formato, foi estruturado para modernizar o Sistema e pensando nos conselhos regionais. “A câmara é um momento dos presidentes, queremos escutar a todos. Isso nos ajudará a construir um Sistema CFMV/CRMVs mais participativo e fortalecido, destaca”.

O tesoureiro do CFMV, Marcos Vinicius Neves explicou a nova dinâmica da CNP, assim como as atividades para os temas livres, que serão registradas para a próxima Câmara ou seguirão com um fluxo de processo aberto no Suap para que sejam devidamente tramitados com seus respectivos encaminhamentos.

Foi transmitido ainda, um vídeo com as principais ações e atividades desenvolvidas pelo CFMV nos primeiros meses da gestão para a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Os presidentes dos conselhos regionais também tiveram o momento de palavra livre, onde falaram das ações desenvolvidas em suas regiões e contribuíram com assuntos de grande relevância para o Sistema CFMV/CRMVs. Entre eles: representações em eventos, mercado de trabalho, controles internos administrativos, inspeção sanitária, atualização de regulamentação de responsabilidade técnica, normatização, a prática de terapias alternativas na atuação da medicina veterinária e o papel das vigilâncias sanitárias.

Prodes

Foram eleitos os novos integrantes dos conselhos regionais para a comissão permanente e para o conselho fiscal do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes).

A comissão permanente é responsável pela coordenação do Prodes. Ela é composta por membros do CFMV e por dois presidentes dos regionais e seus respectivos suplentes, com o intuito de analisar os projetos com base em critérios técnicos estabelecidos e, ao fim, sugerir a sua aprovação ou rejeição. Para integrantes titulares foram escolhidos os presidentes do CRMV-RN Nirley Formiga e CRMV-MA Licindo Pereira, e para suplentes os presidentes do CRM-AC Fábio de Moraes e CRMV-CE Daniel Viana.

Já o conselho fiscal é composto por cinco presidentes dos conselhos regionais e seus suplentes, representando as cinco regiões do Brasil. Ele é responsável pela fiscalização das ações praticadas.

Representando a região Norte foi eleita como membro efetivo a presidente do CRMV-PA Nazaré Fonseca de Souza, e como suplente a presidente do CRMV-AP Raquel Barroso. Pela região Nordeste a representante efetiva será a presidente do CRMV-PE Maria Elisa Araújo, tendo como suplente a presidente do CRMV-AL Annelise Nunes. O representante efetivo da região Centro-Oeste será Rafael Vieira, presidente do CRMV-GO e suplente o presidente do CRMV-MT Aruaque Lotufo. O integrante efetivo da região Sudeste será o presidente do CRMV-RJ Diogo Alves e o suplente será José Carlos Fraga presidente do CRMV-ES. Pela região Sul, o presidente do CRMV-RS Mauro Moreira será membro efetivo e o presidente do CRMV-PR Adolfo Sasaki, suplente.

O Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária foi criado para investir recursos exclusivos do CFMV em projetos dos regionais voltados para fiscalização, infraestrutura, inovação e transparência, ou a ações de fortalecimento e de estratégico-coletivo do Sistema.

Resoluções da CNP

No último dia da CNP, a equipe técnica e jurídica do Conselho Federal de Medicina Veterinária apresentou aos presidentes dos conselhos regionais as respostas e resoluções que foram debatidas durante a semana, bem como o posicionamento sobre assuntos tratados para dar melhor seguimento as tratativas e ações trabalhadas para o Sistema CFMV/CRMVs.

Informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)